quinta-feira, 31 de março de 2016

Como promover um artigo em 8 passos

A palestra que hoje vos apresento pretende explicar em detalhe a forma de promover um artigo para que este possa ter o sucesso desejado. Muitas vezes um artigo para ter sucesso no mercado não precisa de ser o melhor do mercado, longe disso. Precisa sim de ser visto aos olhos do consumidor como um produto popular e para isso contribuem os seguintes aspetos:

1. Propaganda: um bom artigo, para ter sucesso no mercado, não dispensa uma propaganda forte e agressiva. Quanto mais o público ouvir falar dele melhor. A constante referência em toda a comunicação social dá uma visibilidade a um artigo e pode transformá-lo numa máquina de fazer dinheiro. Repete-se até à exaustão a publicidade e assim consegue-se garantir a popularidade necessária para o êxito.   

2. Guru da especialidade: nada melhor do que utilizar entendidos em determinada matéria, que têm espaço de antena na comunicação social, para promoverem o nosso artigo. Num qualquer programa da especialidade é dar-lhes voz para que possam em tom elogioso e convicto afirmar no alto da sua sabedoria e experiência inquestionáveis de que aquele artigo é sem dúvida o último grito do mercado. Quem poderá rebater afirmações tão determinadas de tais gurus da temática?

3. Futuro promissor: para se vingar no mercado não é só preciso ser bom no momento, é preciso convencer de que será bom no futuro. É preciso convencer o consumidor de que estamos perante um artigo que está já num nível muito alto e que será líder de mercado por muitos e longos anos, superando toda a concorrência.

4. Marca: um artigo para vingar tem de pertencer a uma marca forte. Muitos artigos falharam porque apesar de serem realmente bons não foram concebidos por uma marca conceituada. Portanto para promover convenientemente um artigo é necessário primeiro afirmar a marca no mercado, vendendo ao consumidor que o artigo é feito com o melhor material, obedecendo aos mais rigorosos critérios e que qualquer outra marca não garante, nem de perto nem de longe, a qualidade que aqui é oferecida.

5. Marketing de indicação: uma forma simples, barata e eficaz de promover um artigo é feita pelos próprios trabalhadores da empresa onde o artigo é desenvolvido. Obviamente que para eles aquele é o artigo de topo e tentam convencer amigos e familiares de que aquele artigo é formidável e é um ultraje não se gostar de tal raridade.

6. Marketing de concorrência: uma estratégia que também pode ter sucesso é comprar alguns membros da concorrência para promover o artigo. Há sempre marcas mais fracas que sabem que não podem ganhar o mercado e preferem vender-se por tuta e meia em vez de tentarem arranjar o seu nicho de mercado e prosseguirem o seu negócio.

7. Comparar com os melhores: nada como comparar o incomparável. Um artigo só precisa de ser nivelado pelos melhores, mesmo que não o seja nem de perto nem de longe. Esta estratégia tem de estar sempre associada às anteriores.

8. Mudança: apresentar fatos na mudança total do mercado com a chegada do artigo é uma outra forma de chegar ao público-alvo. Tenta-se convencer o consumidor de que antes da chegada do artigo havia um vazio neste nicho de mercado que foi preenchido de uma forma extraordinária e surpreendente. Este artigo foi revolucionário e veio mudar radicalmente todo o mercado, sendo como apontado como algo nunca antes visto.


Portanto meus amigos, não se deixem enganar por estas artimanhas. Promover um artigo é fácil, mas os mais atentos nunca o irão comprar. 
  • É preciso estar sempre bem informado e saber questionar quando necessário. 
  • É preciso duvidar e procurar factualmente muita da informação que nos chega diariamente. 
  • É preciso perceber que nem sempre os especialistas da matéria nos dão as melhores indicações, sendo que muitos deles, em qualquer área em que operem, são influenciáveis e tendenciosos. 
  • É preciso duvidar dos nossos familiares que trabalham naquela firma e nos querem impingir um produto que por lá se faz, só porque há muita gente a falar dele. 
  • É preciso duvidar das marcas. Algumas delas apenas se tentam promover para ganhar visibilidade mas por vezes só conseguem produzir artigos que mais parecem de contrafação.
  • É preciso perceber se um artigo realmente é diferente para melhor daquele bom que sempre usámos lá em casa, aconselhado desde o tempo dos nossos avós e de que sempre gostámos.

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