quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Verde no Branco: "A saga da (im)parcialidade dos pasquins"

Como todos sabemos o período em que o mercado de transferências está em aberto, é fortuito em rumores no que toca à vinda de jogadores para os três grandes do futebol português. Aproveita-se para vender jornais, fazendo capa de um qualquer jogador, a maior parte sem qualquer compromisso em verificar a veracidade dos fatos. Assim até parece fácil fazer “jornalismo” desportivo em Portugal. É só escolher o jogador “a la carte” para entrar diretamente para a capa do jornal seguinte, acrescentam-se umas inverdades sobre uma qualquer declaração de alguém que diz que disse que existiu uma proposta, junta-se uma necessidade premente do clube em reforçar aquele sector do terreno, ou porque não tem soluções suficientes para a posição em questão, ou porque o jogador x ou y está descontente e deseja sair do clube.

É assim que se faz “jornalismo” desportivo em Portugal. É ponto assente e para todos os efeitos é uma excelente forma de fazer receitas. E nesse aspeto eu não os posso criticar: se continua a vender, porquê mudar de estratégia?
Agora importa perceber se todos os clubes são tratados da mesma forma durante este período de transferências. Para isso fiz uma recolha de todos os jogadores que foram apontados aos 3 grandes, apenas aparecendo em capas dos 3 jornais desportivos (abola, record e ojogo) durante o mês de dezembro e janeiro.

No Sporting entraram efetivamente 6 jogadores neste mercado de transferências: Bruno César (Estoril), Zeegelaar (Rio Ave), Rúben Semedo (V. Setúbal), Coates (Sunderland), Barcos (Tianjin Teda, China) e Ezequiel Schelotto (sem clube). Três desses jogadores já estavam contratados antes de dezembro (Bruno César, Marvin e Schelotto) e como tal já não foram capa de jornal no período em questão. Rúben Semedo foi um regresso de empréstimo pelo que apenas 2 jogadores foram contratados durante o período de especulação de mercado de transferências (Coates e Barcos).

No Benfica foram contratados ou regressaram 6 jogadores. Retirando os regressos e entradas para a equipa B (Dálcio, Saponjic, Guzzo e Benítez) o clube da Luz contratou para a equipa principal também 2 jogadores (Grimaldo e Jovic).

No Porto foram contratados 5 jogadores: 3 para a equipa principal (José Sá, Suk e Marega) e dois para a equipa B (Zitouni e Erik Palmer).

Parece haver aqui um equilíbrio entre o número de jogadores contratados em igual período, o tal período de especulação do mercado de transferências que considerei desde o dia 1 de dezembro de 2015 até 1 de fevereiro de 2016.
Vamos agora olhar para a lista de jogadores-alvo apontados pela imprensa ao longo destes meses:




Como podemos ver, a lista de alvos apontados ao Sporting é sobejamente maior em relação a Porto e Benfica. Parece haver aqui um grande cuidado em não apontar falsos nomes a estes clubes, mas em relação ao Sporting não há problema: qualquer jogador no ativo pode vir a ser contratado pelo Sporting.

Segundo os pasquins o Sporting podia ter contratado neste mercado de inverno qualquer coisa como cerca de 9 defesas, uns 2 ou 3 médios, 3 guarda-redes e 10 avançados!Como não contratou esta gente toda claramente é um clube mal gerido, claramente é um clube que não tem poder económico e facilmente os jogadores alvo do clube leonino são desviados para os rivais.


Jogadores como Suk, José Sá e Marega são apontados primeiro ao Sporting e depois acabam contratados pelo Porto. O Sporting não sabe negociar dizem eles… Então e o Porto? Não tem departamento de scouting? Pelos vistos o departamento de scouting do Sporting é que funciona bem, a avaliar pelo número de jogadores que são apontados a Alvalade… Ou será que o departamento de scouting do Sporting ainda faz um part-time à noite num qualquer pasquim desportivo?


Fica a nota de que os únicos dois jogadores contratados pelo Sporting neste período (Coates e Barcos) foram capa de jornal apenas no próprio dia ou na véspera do anúncio oficial da contratação por parte do Sporting. Foram também à exceção de Leandro Damião os únicos dois casos apontados em simultâneo pelos três pasquins…



Sem comentários:

Enviar um comentário