terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Prognósticos só no fim do jogo: "Um rio intransponível"




Jogo a uma segunda-feira às 19 horas: previa-se uma casa com assistência abaixo do normal. Mas os adeptos leoninos em mais uma extraordinária demonstração de amor ao clube souberam compor as bancadas. Ontem foram 39 721 leões a puxarem a equipa para a frente, a mostrarem mais uma vez que estão com a equipa e que acreditam que é possível sermos campeões.

Infelizmente todo esse apoio não foi correspondido em campo. A equipa mostrou-se pouco articulada e em clara quebra de rendimento: que se tem vindo a observar ao longo dos últimos jogos. Frente a um Rio Ave com a lição muito bem estudada, a fechar-se bem lá atrás e com três setas sempre apontadas à baliza de Rui Patrício, foi também o nosso guardião a ser figura de destaque ao parar de forma soberba as investidas do clube vilacondense.

Jorge Jesus promoveu o regresso de Teo Gutiérrez e do estreante Coates no onze titular do Sporting. E foi a turma de Alvalade a dispor da primeira grande oportunidade de golo na partida: aos 11 minutos e depois de alguma confusão na área do Rio Ave, a bola sobra para Bryan Ruiz que isolado perante Cássio não conseguiu desfeitear o guarda-redes vilacondense.

Volvidos dois minutos apenas mais uma jogada perigosa para a equipa leonina: contra-ataque rápido conduzido por Slimani, que já em desequilíbrio e pressionado por Roderick Miranda remata frouxo para as mãos de Cássio.

O Rio Ave responde com um remate de fora da área de Wakaso a errar o alvo e um cabeceamento de Tarantini com o mesmo destino.

Do outro lado Bressan tira o pão da boca a Adrien, quando este se preparava para alvejar a baliza dos de Vila do Conde e Bryan Ruiz surge novamente isolado após boa combinação na área do Rio Ave, mas o avançado estava em posição irregular.

Aos 23 minutos, tempo para Rui Patrício bilhar: Kayembe surge isolado após um excelente passe de Yazalde, mas o nosso guardião faz uma enorme defesa e mantém o nulo em Alvalade.

Em jogo de parada e resposta o Sporting volta a criar perigo: Slimani vai à linha, cruza atrasado para o interior da área com conta, peso e medida e Adrien remata forte para uma defesa difícil de Cássio para canto.

Na sequência do canto, a bola sobra para Teo, que cabeceou e obrigou Cássio a mais uma boa intervenção.

Aos 30 minutos excelente iniciativa de Coates a subir no terreno, a picar a bola por entre dois defesas do Rio Ave e a deixar caminho aberto para João Pereira no corredor direito, que depois executou um cruzamento com muita força e o lance perdeu-se.

Aos 36 minutos podia ter acontecido o golo da jornada: grande passe cruzado de Coates com a bola a sobrevoar toda a linha de meio-campo e a cair na zona contrária do terreno de jogo, onde Marvin ganha nas alturas e deixa a bola jogável para João Mário já no interior da área. O médio leonino pica a bola por cima cima do adversário e atira de primeira para mais uma excelente defesa de Cássio.

Ainda antes do intervalo novo contra-ataque do Rio Ave, com Tarantini em boa posição a atirar forte para mais uma extraordinária defesa de Rui Patrício.

O Sporting entra na segunda parte com vontade de chegar à vantagem mas foi o Rio Ave novamente a criar muito perigo: bom cruzamento de Edimar a deixar Kayembe livre de marcação na cara de Patrício, mas este não teve arte nem engenho e cabeceou sem convicção para defesa do sempre atento guarda-redes leonino.

Tempo de substituição no Sporting: sai Paulo Oliveira e entra Rúben Semedo (não entendo porque ficou no banco depois do bom jogo que fez contra a Académica).

Aos 57 minutos bom cruzamento de João Pereira e Slimani a falhar a baliza de forma a que não estamos habituados. Tinha-se perdido uma excelente oportunidade para chegar à vantagem.

Dois minutos volvidos, livre a favor do Sporting e a bola entra na baliza do Rio Ave. No entanto o golo foi bem anulado por ter havido uma falta de Coates.

Jorge Jesus faz a segunda alteração na equipa com a troca de Teo por Hernán Barcos. Desde cedo se percebeu que ainda não está com ritmo de jogo nem sequer entrosado com a equipa, pelo que não se percebe muito bem esta aposta com outras soluções no banco e com Bryan Ruiz a poder jogar nas costa de Slimani. Ainda assim tentou alvejar a baliza do Rio Ave primeiro com um remate fora da área a passar longe da baliza vliacondense e mais tarde a responder com um cabeceamento frouxo a um cruzamento de João Pereira.

Até ao final do jogo o Sporting foi tentado ainda chegar ao golo, mas uma série de boas intervenções de Cássio e alguma desinspiração dos jogadores leoninos manteve o resultado inalterado.

Autêntico balde de água fria em Alvalade, perdendo assim o Sporting a oportunidade de aumentar distâncias para o Porto e manter os dois pontos de vantagem sobre o Benfica. Vai ser muito importante ver a resposta da equipa nos próximos jogos, que me parece que está em quebra. Para a semana há derby entre Porto e Benfica, mas cabe ao Sporting vencer os seus jogos para continuar na luta pelo título, que a partir daqui, terá ainda menos margem para errar.


Sem comentários:

Enviar um comentário