terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Verde no Branco: "Mercado de Inverno - Entradas e saídas"

O mercado fechou finalmente! Tempo de fazer então o balanço entre entradas e saídas no plantel leonino. O primeiro ponto que importa referir é que o Presidente Bruno de Carvalho cumpriu com a sua promessa e não saiu nenhum dos jogadores fulcrais do plantel. Os habituais titulares vão continuar a jogar de leão ao peito pelo menos até final da época, pelo que a estrutura base fica assim assegurada.

O plantel leonino sai deste mercado de inverno, a meu ver, muito mais equilibrado e com soluções para qualquer sector do terreno de jogo.

A baliza continua bem entregue ao enorme Rui Patrício. Marcelo Boeck foi emprestado ao Chapecoense depois de duas más aparições na equipa, para a Taça da Liga e para o Campeonato. Azbe Jug fica como 2ª opção no plantel e pode muito bem dar conta do recado depois das boas indicações no último jogo da Taça da Liga (apesar de não ter sido chamado muitas vezes a intervir).

Foi para o centro da defesa que chegaram dois reforços: o regressado Rúben Semedo, que se exibiu em grande nível no jogo com a Académica e que a continuar assim assenta de pedra e cal no onze titular. Chegou também o internacional uruguaio Sebastian Coates, rotulado como um central com experiência e que vinha a jogar regularmente na exigente Premiership. Serão as duas alternativas aos até então titulares Paulo Oliveira e Naldo. Ewerton não conta devido ao seu complicado histórico de sucessivas lesões e Tobias Figueiredo, também a recuperar de uma intervenção cirúrgica, poderá vir a competir apenas na equipa B para ganhar ritmo.

Para a lateral direita Ezequiel Schelotto junta-se a João Pereira, que está num crescendo de forma que muitos não esperariam. O italo-argentino não me convence, mas acrescenta no mínimo experiência e centímetros ao sector mais recuado. Vamos ver como continua a decorrer a sua adaptação.

Na lateral esquerda Jefferson, a braços com alguns problemas físicos, vê a sua titularidade claramente ameaçada com a chegada de Marvin Zeegelaar. Jonathan Silva não era de todo um mau suplente de Jefferson, mas o holandês vem acrescentar poder de choque e melhor cobertura no jogo aéreo. Mostrou-se a bom nível no jogo com a Académica, sempre em crescendo. Um jogador em quem aposto as minhas fichas.

O sector do meio campo foi o que sofreu menos mexidas. É nesta zona que se passeiam jogadores de verde e branco com uma qualidade acima da média, como Adrien Silva (o grande capitão), João Mário (que monstro de jogador está a ficar), William Carvalho (ainda que completamente fora de forma) e Alberto Aquilani (o complemento de experiência e classe). Rúben Semedo pode ainda fazer a posição de médio mais defensivo e surge também como solução para esta zona do terreno.

Bruno César foi a única aquisição para o sector intermédio. Mostra que depois de passagens pelas Arábias, aos seus 27 anos ainda tem muito para dar ao futebol português. Mostra-se já integrado nas rotinas de jogo da equipa e já leva 3 golos em 4 presenças pelas cores leoninas no campeonato. É um jogador polivalente que tanto pode jogar nas alas como no centro do terreno. Jorge Jesus deu ainda indicações na Taça da Liga para uma possível utilização de Ricardo Esgaio no centro do terreno. Ficou pelo menos a vontade de voltar a ver a sua evolução nesta sua nova posição (mais uma!).

Nas alas há produto made in Alcochete: Gelson Martins e Matheus Pereira são miúdos com enorme potencial e um futuro que desejamos que nos venha a dar muitas alegrias. O menino Mané também acabou por ficar e parece que faz mesmo parte das contas para o que ainda falta do campeonato, tendo sido titular contra a Académica, onde se apresentou a muito bom nível para um jogador que veio recentemente de uma lesão.

Na frente temos o inevitável Slimani. Segundo a imprensa da especialidade ainda houve proposta gorda pelo argelino mas o Presidente deu nega. O nosso PL é demasiado importante para as aspirações leoninas e não podia sair de maneira nenhuma a meio desta época. Para lhe fazer sombra e precaver o possível castigo a Sli o Sporting foi buscar o experiente internacional argentino de 31 anos Hernán Barcos. Não conheço, mas pelas estatísticas traz golo. Era realmente importante ter uma alternativa real a Slimani e Teo, Montero e Tanaka não reuniam o perfil necessário.

Para jogar nas costas do PL tem sido escolha de Jorge Jesus o costa-riquenho Bryan Ruiz. O treinador leonino é um profundo admirador do avançado e tem presença garantida no onze titular, quer seja na ala ou atrás do matador da equipa. É um jogador acima da média que veio trazer uma qualidade superior ao nosso sector mais avançado. Teo também é solução válida, assim esteja motivado e focado para o ser. O puto Mané também tem golo e é também uma solução de recurso.

Conseguimos ainda livrar-nos de alguns cancros que ainda vinham de direções anteriores, tais como Diogo Salomão (Mallorca) e Zakarya Labyad (Fulham). Este último representava um encargo financeiro enorme para o clube e finalmente conseguimos vermo-nos livre dele por 6 meses + 1 de opção (até final do contrato).
Jonathan Silva vai rodar seis meses no Boca Juniors e Marcelo Boeck foi emprestado ao Brasileiros do Chapecoense.

No ataque o nipónico Tanaka foi emprestado ao seu antigo clube, o Kashiwa Reysol, onde terá com certeza mais hipóteses de jogar.


Montero sai em definitivo para os chineses do Tianjin Teda, rendendo aos cofres leoninos 5 milhões de euros, mantendo o Sporting 20% do passe do Colombiano. Foi um jogador importante, mas neste momento não fazia parte das primeiras escolhas do treinador. Muitos adeptos leoninos choram a sua saída, mas considero que a saída de Montero não trará problemas de maior. Era um jogador com uma técnica considerável, mas que para um avançado não apresentava nos últimos tempos uma boa média de golos. Podia resolver um jogo a qualquer momento, mas muitas vezes apresentava-se alheado e pouco comprometido. Não vou ser também hipócrita e como tal agradeço tudo o que fez pelo Sporting, apesar de tudo sempre demonstrou uma atitude profissional e foi essencial na primeira metade da época de Leonardo Jardim em Alvalade. Ainda sobre a venda de Montero, o Sporting necessitava de fazer um bom encaixe financeiro depois de falhada a entrada na Champions este ano e sem nenhuma venda avultada no mercado de verão, Montero acabou por ser o sacrificado por um mal menor.

Sem comentários:

Enviar um comentário