segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Verde no Branco: "Robin dos Bosques veste de verde."



Se sem sombra de dúvidas que o Sporting está a realizar até agora um excelente campeonato, contrariando todas as previsões de um qualquer entendido em futebol, desses que pertencem à tal propaganda da máquina do regime. O que ninguém poderia jamais prever seria a forma como tudo tem acontecido até agora.

Até agora o Sporting tem sido uma espécie de Robin dos Bosques, tirando a ricos para dar aos pobres. À exceção do empate caseiro com o Paços de Ferreira, o Sporting nesta edição do campeonato nacional de futebol 2015/2016 deixou fugir pontos apenas com adversários como Boavista, Tondela e União da Madeira, que estão a lutar pela manutenção.

Em contraponto superiorizou-se de forma categórica nos embates diante de Benfica e FC Porto, os seus adversários diretos e também conseguiu levar de vencido o Sporting de Braga, apesar do adversário ter conseguido criar maiores dificuldades, tendo estado em vantagem em Alvalade por duas bolas a zero. Conseguiu ainda a sua maior vitória por 0-6 no terreno do Vitória de Setúbal que ocupava por altura desse encontro o quinto lugar da tabela classificativa.

Fazendo análise a estes fatos e não obstante dos vários erros de arbitragem de que se podem queixar os de Alvalade em algumas destas partidas que nos custaram alguns pontos, existem outros fatores que também ajudam a perceber o que se tem passada até hoje.

O primeiro fato importante é sem dúvida a questão do estilo de jogo a que cada equipa se apresenta. O Sporting tem muito mais dificuldades contra equipas que jogam mais fechadas e que tentam alvejar a baliza leonina em rápidos contra-ataques. Com a equipa balanceada no ataque e assumindo as despesas do jogo por vezes a zona defensiva é descurada e apanhada em contrapé.

Em segundo a questão da moral com que se vai para cada jogo. Um jogo teoricamente mais fácil, e apesar de todas as provas que nos vão indicando que é um erro pensar desta forma, é encarado com a postura de que a superioridade em relação ao adversário irá revelar-se mais cedo ou mais tarde e o jogo acabar-se-á por resolver com maior ou menor dificuldade.

Em contraponto os ditos jogos grandes, os derbys, são só por si motivo de motivação extra. São jogos preparados ao mais ínfimo pormenor e onde os jogadores fazem tudo para brilhar: para já porque sentem uma adrenalina e um incentivo exponencialmente maior e depois porque sabem que estes jogos são uma montra para a sua carreira e uma oportunidade de mostrar o seu valor, com uma visibilidade que nunca se poderá ter num União da Madeira vs Sporting.

Ainda assim a mudança de paradigma em relação a outros anos só poderá deixar de sorrisos estampados no rosto os adeptos de Alvalade: a história recente do Sporting não coincide com vitórias categóricas sobre os seus grandes rivais e é sem dúvida essa mudança que nos deixa neste momento no primeiro lugar do campeonato.

Se tivesse que escolher continuaria a querer o Sporting à Robin dos Bosques, que favorece os pobres em desfavor dos ricos, desde que fique com o suficiente para ainda assim ser o Rei da Selva!

Sem comentários:

Enviar um comentário