domingo, 31 de janeiro de 2016

Prognósticos só no fim do jogo: "Contra tudo e contra todos!"


Depois de mais uma semana de polémicas, todos queríamos que a equipa desse uma resposta com mais uma vitória e continuação da liderança do campeonato. Mais de 40.000 pessoas em Alvalade a mostrarem novamente que a força do Sporting é enorme e os adeptos vão lá estar para apoiar.

O Sporting começa o jogo dominante, tentando chegar à baliza da Académica. Mas foi a equipa visitante a chegar ao golo logo aos 7 minutos de jogo: canto na esquerda apontado por Leandro Silva, rasteiro e para a entrada da área onde surge Rafa Soares sem marcação a atirar fora do alcance de Rui Patrício.

O Sporting responde de imediato e Slimani, após um bom trabalho dentro da área assiste Carlos Mané, que é carregado na área. Cosme Machado nada assinala!


O Sporting continuava à procura do golo e aos 28 minutos teve nova ocasião soberana: bom cruzamento de João Pereira para o segundo poste, onde surge Bryan Ruiz que domina de peito e enche o pé para boa defesa de Trigueira. Adrien ainda tenta a recarga mas a bola sai por cima da baliza.

Mas aos 30 minutos o Sporting acaba por chegar ao golo. E que golaço! Mané deixa para Adrien, que arranca para a área, dá um nó cego em Fernando Alexandre e remata forte e colocado, sem qualquer hipótese de defesa para o guarda-redes.

Aos 40 minutos Cosme Machado expulsa Jorge Jesus por alegados protestos junto do quarto árbitro.

Mas o Sporting havia de chegar ainda à vantagem antes do intervalo: João Mário ganha uma bola à entrada da área, assiste Carlos Mané, que depois de tirar dois adversários do caminho cruza rasteiro para a pequena área onde surge Bryan Ruiz, que só teve de encostar.

O Sporting jogava bem e acabou por conseguir dar a volta ao resultado ainda antes do intervalo. William Carvalho, completamente fora de forma acabou por ficar no banco, entrando Gelson Martins para a segunda metade do jogo.

Mas o jogo estava longe de estar resolvido: novo roubo em Alvalade! Livre da Académica para a área, com Rúben Semedo a aliviar de cabeça. Novo cabeceamento de um jogador da Briosa para a pequena área e Ewerton acaba por desviar para a própria baliza. João Real, jogador da Académica não toca na bola, mas interfere no lance e estava em posição de fora de jogo. De referir que o fiscal de linha assinalou corretamente fora-de-jogo, mas o árbitro Cosme Machado validou o golo para os estudantes.


Mas a equipa quer ser campeã, o estádio quer que o Sporting continue em primeiro e ninguém atira a toalha ao chão. Vamos novamente para cima deles! O primeiro aviso é dado aos 69 minutos, com João Pereira a deixar para Gelson, que entra na área e remata fraco para uma defesa de Trigueira.

Aos 71 minutos novo lance perigoso do ataque leonino: lançamento lateral de Montero, largo e nas costas da defesa, que deixa Slimani isolado na cara do guarda-redes. O avançado tenta o chapéu mas a bola sai demasiado alta.

O Sporting ameaçava mas ia desperdiçando oportunidades: aos 78 minutos, após excelente passe de Montero a desmarcar Ruiz o Costa-riquenho a rematar para uma boa mancha do guarda-redes Trigueira.

A Académica ficaria ainda reduzida a 10 elementos, com a expulsão de Aderlan por acumulação de amarelos após falta sobre Gelson.

E finalmente surge o golo da vitória ao minuto 83: bom cruzamento de João Pereira para o segundo poste, Montero domina e remata de pé esquerdo por entre as pernas do guarda-redes da Académica. 

Explusão de alegria em Alvalade! Apesar de todas as tentativas de roubo a vitória já não iria fugir e o Sporting continua em primeiro, contra tudo e contra todos!


Análise aos jogadores leoninos:

Rui Patrício: Poucas vezes chamado a intervir. Acaba por ficar mal na fotografia no segundo golo da Académica com uma saída em falso. 

João Pereira: Excelente jogo de João Pereira! Um dos melhores jogadores em campo a defender e a atacar. Saiu dos seus pés o cruzamento para o golo da vitória.

Marvin Zeegelar: Boa estreia na liga do Holandês. Boa estampa física, veloz, mostrou ser um bom jogador a defender com uma série de desarmes importantes e mostrou-se também forte no jogo aéreo. Integrou-se também na manobra ofensiva da equipa sempre que pode.

Rúben Semedo: Que regresso em grande do miúdo Semedo! Foi o patrão da defesa, o primeiro pronto-socorro e o primeiro a sair com a bola de cabeça levantada. Pegou de estaca!

Naldo: Não estava a fazer um jogo tão bom como habitualmente. A sua substituição por lesão explica o fraco rendimento.

William Carvalho: Mais uma vez uma sombra do jogador que era acabou por sair ao intervalo para dar o lugar a Gelson.

Adrien Silva: O nosso capitão não sabe jogar mal. Ontem espalhou magia, suor e tudo o que tinha e não tinha para dar. Fez um grande golo e foi considerado o melhor em campo pelos adeptos leoninos.

João Mário: Fez a primeira parte na ala, onde pareceu demasiado displicente no jogo. Na segunda parte melhorou bastante jogando no meio-campo ao lado de Adrien.

Carlos Mané: Bom jogo a espaços. Um desequilibrador que ainda procura o seu melhor ritmo. Ainda assim excelente trabalho no lance do segundo golo.

Bryan Ruiz: Dos seus pés sai sempre um futebol perfumado e aveludado. É um prazer vê-lo jogar de verde e branco. Um golo e uma boa oportunidade falhada na segunda parte, quando a frescura física já não era a mesma e acusava bastante fadiga.

Islam Slimani: Estranhamente o pior jogador no setor ofensivo. Não conseguiu faturar e mostrou-se até menos interventivo que costume na discussão dos lances, que normalmente nunca dá como perdido. Mesmo a pressão alta que tanto gosta de fazer ficou posta de parte. Efeitos do possível castigo? Quem sabe...

Ewerton: Entrou para o lugar de Naldo. Não comprometeu demasiado mas continua a notar-se claramente que está fora de forma e não é uma opção credível neste momento para jogar na equipa.

Gelson Martins: Desequilibrador como lhe é hábito, integrou-se muito bem na manobra ofensiva da equipa. Não gostei de ver a falta de colaboração no processo defensivo, deixando muitas vezes João Pereira sem apoio. 

Fredy Montero: Acaba por ser o herói do jogo ao marcar o golo da vitória. Apareceu no jogo com vontade de ter bola, fez um excelente passe a isolar Bryan Ruiz antes do seu golo e quando assim é, quando se mostra um jogador disponível, é um jogador bastante útil. Tem um pormenor delicioso driblando vários adversários e depois tirando um cruzamento de letra. Pena que tenha ficado demasiado curto. 



Sem comentários:

Enviar um comentário