sábado, 16 de janeiro de 2016

Prognósticos só no fim do jogo: "Nada ganho, nada perdido."



Primeiro jogo da segunda volta do campeonato: o lanterna vermelha Tondela visitava o líder do campeonato Sporting Clube de Portugal e pela diferença na tabela classificativa entre as duas equipas muito boa gente achou que se tratavam de favas contadas.

Cedo se percebeu que não seria bem assim. O Tondela veio com a estratégia bem montada e a equipa de arbitragem ainda melhor. Entre faltinhas a meio campo para quebrar o ritmo, correções ao milímetro do re-posicionamento de bolas paradas e pancada nos jogadores do Sporting que não valiam amarelos, valia tudo para empurrar o adversário para a baliza leonina.

Os jogadores do Sporting também não entraram bem. Demasiada passividade, passes errados de quase toda a equipa, onde desta vez nem o nosso capitão se safou a desastrosa entrada na partida.

Perante todo este cenário o pior ainda estava para vir: Jefferson foi carregado em falta DUAS! Vezes no meio-campo e na sequência do lance é marcado um penalti e Patrício expulso. Anda-se por aí a discutir muito o fato de ser penalti ou não. Para mim o lance morre na dupla falta sobre Jefferson.

A perder por 0-1 o Sporting foi à busca do empate. O mago Ruiz assume o jogo e leva a equipa para a frente com toda a classe que nos tem habituado. Foi para mim o homem do jogo e na ausência de um meio campo mais forte, conseguiu colocar a equipa a jogar. A entrada de Gelson Martins também ajudou em muito na melhoria da equipa, no seu estilo de jogo veloz e irreverente.

O Sporting a jogar com menos um começa a encostar o Tondela às cordas e consegue a reviravolta no marcador. Primeiro com um golo de Slimani no coração da área e depois com Gelson Martins a rematar na passada para o fundo das redes.

Estranhamente o jogo volta a uma toada morna e o tempo vai passando com o Sporting a ser incapaz de circular a bola, como tão bem tinha feito até chegar ao golo da vantagem. A defesa estava intranquila, com Ewerton a não conseguir estar ao nível de Paulo Oliveira e a comprometer em muitos lances. O Marcelo Boeck também não soube sair em auxílio dos seus colegas em alguns lances e foi demasiado displicente em várias ocasiões.

Apesar de tudo isto o Tondela não ia conseguindo criar perigo… até aos 85 minutos: defesa apanhada em contrapé, Jefferson não ganha em velocidade ao avançado do Tondela recém-entrado na partida e novamente tudo empatado na partida.
Até ao final do jogo ainda o Sporting podia ter chegado ao terceiro por Gelson e por João Mário, mas o resultado acabaria por ser uma igualdade pontual entre primeiro e último classificado.

Apesar deste deslize continuamos em primeiro e não tenho dúvidas que os jogadores vão querer dar a resposta nos próximos jogos. Nada estava ganho antes deste jogo e também nada está perdido depois dele. Nós, adeptos, compreendemos que nem sempre será possível ganhar e vamos continuar a acreditar que é possível! 

Sem comentários:

Enviar um comentário