segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Verde no Branco: "Os falsos rumores"



Surpreendentemente (ou não) Marega e José Sá foram hoje dados como novos reforços do FC Porto. Vem desde já a imprensa da especialidade escrever que o Sporting acaba de perder mais vez uma negociação de jogadores para um dos rivais.

Mas que é que acredita numa coisa destas?

Em primeiro lugar as relações entre o Presidente do Sporting Clube Portugal e o Presidente do Marítimo não são as melhores, tendo existido recentemente até uma pequena provocação de Bruno de Carvalho, dedicando a vitória nos Barreiros ao Presidente insular.

Jorge Jesus já tinha vindo a público dizer que o Sporting apenas anda a procura de um central. Se o segredo é a alma do negócio e obviamente que o treinador não iria desvendar o jogo, correndo o risco de perder negócios por concluir, também é um fato que o Sporting não precisa assim tanto de um guarda-redes e mesmo em relação a avançados, caso não se confirme qualquer saída também estamos bem servidos.

Depois pode colocar-se também a questão da qualidade dos jogadores em causa. José Sá fez um bom europeu sub-21, mas no Marítimo nunca se conseguiu afirmar como titular. E nem pode reclamar falta de oportunidades: este ano jogou 5 partidas para o campeonato, 371 minutos e tem uma média de 2,9 golos sofridos por jogo. Além disso é um guarda-redes novo e que precisa jogar para poder evoluir. Não era ao vir para um clube como o Sporting em que Rui Patrício é titular indiscutível que iria conseguir jogar regularmente.

Marega é um avançado que não me convence. Nem a mim, nem com certeza a maioria dos Sportinguistas. Tem uma boa estampa física, o que lhe confere o porte necessário para ser o suplente que falta para render Slimani. No entanto é demasiado perdulário, trapalhão e taticamente pouco evoluído. Esta época participou em 15 encontros para o campeonato, num total de 1169 minutos e tem uma média de 0,38 golos marcados por jogo.

Em suma, esta foi uma jogada descarada e completamente sem nexo de mais uma associação de possíveis reforços ao Sporting Clube de Portugal, para depois apresentar como troféu de conquista quando são contratados por outros clubes. Pretendem com estas falácias tentar passar uma imagem de incompetência da nossa direção, que não consegue tratar devidamente das contratações alvo, deixando-as escapar para os clubes rivais, esses sim, muito competentes e com muito poder negocial, que facilmente chegam a acordo com todos os jogadores caso assim o pretendam.

Se em alguns casos passados, como a contratação de Danilo, parece que existiu mesmo interesse do Sporting no jogador, este caso mais recente não me parece que faça qualquer sentido. Além disso, o fato de muitas vezes o Sporting poder fazer um pedido de informação sobre o valor do passe de um jogador, não quer dizer que tenha de avançar para a sua contratação. O Sporting não tem que comprar gato por lebre só para ficar bem visto aos olhos da comunicação social e dos falsos Sportinguistas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário