quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Prognósticos só no fim do jogo: "Para esquecer e para não repetir!"



Um jogo para a Taça da Liga a meio da semana, quando o foco principal e assumido é o campeonato, apresentaria necessariamente um Sporting de segundas linhas. Tempo para ver com atenção os novos reforços de inverno Marvin Zeegelaar e Ezequiel Schelotto. Bruno César, apesar de também ter sido reforço de inverno já teve algumas oportunidades para se mostrar e já percebemos que será um elemento útil. Ontem acabou por ser dos poucos a que não se pode acusar falta de vontade e acabou por ser dos melhores elementos em campo.

A Marvin (estreia absoluta) acho que não se podia exigir muito mais do que fez. Para primeiro jogo pela equipa deixou boas indicações, que já lhe eram reconhecidas de quem o conhecia dos tempos do Rio Ave. Schelotto também melhorou bastante em relação ao primeiro jogo para a Taça da Liga: envolveu-se mais vezes nos lances de ataque, tendo conseguido arrancar dois bons cruzamentos e ainda ganhou um penalti num cruzamento intercetado pelo defesa do Portimonense. Ainda se mostra um pouco trapalhão em receções de bola e alguns passes fáceis falhados. Ainda é muito cedo para avaliar se vão ser realmente reforços para a equipa, mas pelo menos tentaram cumprir e esforçaram-se. Não foi por eles que a equipa perdeu o jogo.

Falando do jogo em si, o Sporting nem começou mal. Conseguiu chegar no primeiro quarto de hora por três ocasiões com perigo à baliza do Portimonense, mas demasiada displicência na hora de rematar à baliza foi o ponto forte do dia. A partir daí a equipa eclipsou-se. Um deserto de ideias, uma falta de atitude incrível e falhas de concentração imperdoáveis. Foi numa dessas falhas de concentração que o Portimonense chega ao golo por Ewerton, que apanha o seu homónimo do Sporting a dormir na parada e a deixá-lo sozinho na cara de Marcelo Boeck.

Ewerton é mais um caso de um jogador em quem depositava confiança. Reconhecia nele um central seguro e competente. Nos últimos jogos tem-me mostrado o contrário. William Carvalho nem com o Portimonense consegue demonstrar o seu futebol e acaba por falhar mais um penalti (não percebo o porquê de JJ apostar nele com outras opções melhores em campo). Aquilani teve pormenores muito bons durante 15 minutos, mas não durou mais que isso. Teo ainda estava a pensar nas praias Sul-Americanas e Mané veio de uma lesão ainda meio anestesiado.

Marcelo Boeck pode ser um bom elemento para o bom ambiente de equipa, mas nem para suplente do Rui Patrício serve. Ontem além das suas defesas sempre em esforço, mesmo em remates mais fáceis, teve o seu momento alto numa saída infantil, em que hesitou e acabou por provocar o penalti que daria o segundo golo do Portimonense.

A atuação no geral foi vergonhosa e muitos jogadores pareceram pouco comprometidos em tentar deixar uma boa imagem e honrar a camisola. Esperemos que não voltem a repetir a gracinha e que os responsáveis do clube os façam ver que assim não vamos a lado nenhum.

Ainda assim estamos em primeiro no campeonato e é bom continuarmos a apoiar, porque começar a deitar abaixo é o que os antis querem e já estão a fazer. Eles já esfregam as mãos com os resultados destes últimos dois jogos e cabe-nos a nós, verdadeiros Sportinguistas, a continuar a acreditar e a levar a equipa para a frente. Tenho a certeza que isso vai acontecer já em Paços de Ferreira, com o incansável apoio das claques e restantes adeptos. Nunca se esqueçam que o Sporting somos nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário