quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Prognósticos só no fim do jogo: "Cumprir calendário com vitória."



Jogo apenas para cumprir calendário na Taça da Liga, pois as hipóteses do Sporting passar necessitavam de uma conjugação de resultados muito pouco provável.

Jorge Jesus aproveitou mais uma vez para rodar a equipa e fazer entrar os menos utilizados, as mais recentes contratações e até alguns miúdos da equipa B. Azbe Jug foi o dono das redes leoninas e apesar de ter sido chamado poucas vezes a intervir, quando o fez, fê-lo com segurança. Será que o suplente de Rui Patrício de que precisávamos até já morava em Alvalade?

Foi um jogo que deu para perceber também que alguns jogadores podem ser opções válidas e outros nem tanto. Ewerton jogou numa tentativa de melhorar a sua forma física, sendo o provável titular frente à Académica para render o castigado Paulo Oliveira, que também jogou a seu lado neste encontro.

Os laterais voltaram a ser Schelotto e Marvin. O lateral direito vai-me deixando cada vez mais dúvidas a cada jogo que passa: ninguém lhe pode apontar falta de empenho, mas a sua qualidade deixa um pouco a desejar. Não sei até que ponto poderá ser uma opção válida. Marvin por sua vez vai mostrando que pode ser uma alternativa capaz para a lateral esquerda e Jefferson bem pode começar a fazer melhor do que tem feito nos últimos jogos ou terá o seu lugar em risco.

No meio campo Esgaio foi experiência de Jesus. Mais uma vez mostrou que é jogador para todo o terreno. Vamos ver se Jorge Jesus não quererá tirar no futuro aqui um coelho da cartola. Aquilani não sabe jogar mal e vai somando assim alguns minutos e adquirindo ritmo de jogo para continuar a ser a primeira opção para render qualquer posição no cento do terreno de jogo.

Matheus Pereira foi um jogador apagado e André Martins pareceu-me inadaptado ao jogar descaído na ala. Tanaka foi esforçado, mas pouco mais. Montero é tudo menos esforçado, mas pode marcar um golo a qualquer momento. Fica ligado ao lance do golo, numa marcação de livre bem executada a que Marvin completa com uma recarga de cabeça.

Entraram na segunda parte Mané e Gelson, que vieram desequilibrar e dar velocidade ao jogo do Sporting. Gelson vai amadurecendo a pouco e pouco e tornando-se um jogador mais objetivo, mas ainda lhe falta um longo caminho para percorrer. Mané entrou com vontade e depois da entrada de Podence (alguns bons pormenores) acabou o jogo nas costas do ponta de lança, onde parece ser o seu habitat natural e onde me parece render mais.

O Sporting acaba a participação nesta prova com uma vitória pela margem mínima, ficando neste momento o foco apenas na Liga Europa, mas essencialmente no campeonato nacional. Com o plantel curto que ainda apresentamos, onde as soluções são escassas e não apresentam o mesmo nível que os habituais titulares, não se pode querer tudo. Ainda assim conseguimos vitórias com as equipas que em teoria seriam mais difíceis do grupo. O Portimonense acaba por aproveitar o fato de entrar como outsider para carimbar a passagem à próxima fase e verdade seja dita, fê-lo com todo o mérito ganhando os três jogos em que participou.

Sem comentários:

Enviar um comentário