segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Verde no Branco: "O estranho caso de William Carvalho"


Aquando da vinda do mister Jorge Jesus, muito se falou sobre a mudança do paradigma de jogo do Sporting e não menos importante na potenciação de alguns jogadores, que poderiam crescer exponencialmente o seu rendimento com a ajuda e orientação do novo treinador.

Um dos casos ou talvez até o caso que suscitava maior interesse seria avaliar o crescimento do nosso médio mais promissor: de seu nome William Silva de Carvalho.

E porquê tanta curiosidade no nosso médio mais defensivo? Para já por ser um jogador jovem e por isso com grande margem de progressão e depois por ser já um esteio da equipa e um elemento fulcral na sua estratégia. A sua ausência em anos anteriores notava-se e muito, não havendo ninguém capaz de fazer aquele tampão na defesa e de sair a jogar com conta, peso e medida.

Todos nos lembramos do que Jorge Jesus conseguiu fazer de jogadores como Javi Garcia ou Matic e havia uma grande expetativa sobre o jogador provavelmente mais valioso e com mais mercado no plantel leonino. Se me perguntassem no início da época sobre quanto tempo iria o Sporting conseguir manter William Carvalho, eu diria que no máximo até ao final da presente época. Esperava sinceramente um crescimento sustentado deste jogador que não se veio a confirmar.

William Carvalho este ano falhou a pré-época, fruto de uma lesão contraída ao serviço da Seleção Nacional Sub-21. O jogador foi esticado até ao limite e a fatura a pagar por isso foi bem cara, não podendo competir em mais de 3 meses no início desta temporada.

Quando fez os seus primeiros jogos após a lesão, apresentou-se surpreendentemente bastante disponível fisicamente, para um jogador que tinha enfrentado uma paragem considerável e depressa conquistou o lugar na equipa que lhe pertencia.

No entanto ao longo dos jogos essa frescura física foi-se desvanecendo e foi-se apresentando ao longo dos jogos uma sombra de si mesmo: um jogador irreconhecível em comparação com performances dos anos anteriores.

Vale-nos este ano o nosso capitão Adrien, que está a fazer a melhor época desde que chegou a Alvalade. Tem jogado por ele e por William, conseguindo ser mais agressivo, mais recuperador de bolas e mais inteligente na ocupação do espaço a meio-campo. Temos ainda João Mário e Aquilani como opções com muita qualidade no sector, que inconscientemente nos tem retirado da retina esta questão.

Sinceramente não acredito que o sub-rendimento do nosso trinco possa ter a ver com os constantes rumores que vão sendo noticiados. O nosso atleta sempre pareceu ter os pés bem assentes na terra e nunca fez birras para sair em outras épocas, mesmo quando o seu ordenado não correspondia à importância que já vinha a desempenhar na equipa.


Ainda tenho muita esperança no crescimento do rendimento de Sir William esta época, que seria sem dúvida uma grande ajuda na conquista do título.

Sem comentários:

Enviar um comentário